terça-feira, 2 de junho de 2009

Questões Ambientais

O estudo da ecologia, hoje, se confunde com o desenvolvimento econômico e suas conseqüências. Pode-se afirmar que uma nova consciência invade o mundo, até mesmo na esfera política, questionando o desenvolvimento industrial no mundo.

Foi principalmente a partir da conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo (Suécia) em 1972, que o mundo tomou consciência dos limites impostos pela natureza. Nota-se que hoje os movimentos ambientalistas no Eixo Norte já se fortaleceram. No chamado Eixo Sul, esses movimentos surgem nos anos 80, onde há o aparecimento dos "Partidos Verdes". O surgimento do chamado desenvolvimento sustentável, apesar das críticas dos ambientalistas mais atuantes, depara com o desenvolvimento tecnológico, que prevalece na sociedade contemporânea.

O debate entre estes tipos de desenvolvimento cria insegurança, levando os países do chamado Eixo Sul a uma falta de posicionamento.

Na opinião de inúmeros cientistas, a Terra pode ser comparada a um organismo vivo do qual todas as espécies fazem parte.

O mundo industrial, que não respeita a Terra como um ser vivo , tem levado o mundo para o esgotamento de inúmeros itens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário